SUS

Desafios revisitados

Publicado porluanafurtado on seg, 19/12/2016 - 11:07 in

Tags 

SUS, 8ª CNS, RedEscola

Há 30 anos, quando o Brasil saía de uma longa ditadura, a 8ª CNS ampliava o conceito de saúde e propagava a ideia de que ela deveria ser direito de todos e dever do Estado. Hoje, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 241-55 - a chamada ‘PEC do teto dos gastos públicos’, por uns, e ‘PEC do fim do mundo’, por outros -, com direitos sob ameaça, algumas das discussões da ‘Oitava’ estão mais atuais que nunca

Modelos antigos de rede não se sustentam no mundo atual

Publicado porluanafurtado on qui, 24/11/2016 - 10:30 in

Para o trabalho em rede dar certo: Encontro Nacional 2016 da REDESCOLA seguiu hoje com uma mesa especial sobre ‘Experiências de ações colaborativas e de trabalho em rede’. Para conversar com os participantes, foram convidados Nilton Bahlis, da ENSP/Fiocruz, e Cláudia Langes, diretora da Escola Técnica de Blumenau e representante da Região Sul da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Metodologias ativas: um meio, não um fim

Publicado porluanafurtado on qua, 23/11/2016 - 15:30 in

Metodologias e pedagogias diferentes foram apresentadas durante Encontro Nacional. Ao propor uma mesa com o tema ‘Dialogando sobre ideias e práticas pedagógicas na formação em Saúde Pública’, a organização do Encontro Nacional 2016 da RedEscola queria discutir criticamente o uso de determinadas metolodogias que têm sido vistas como uma cura para todos os males.

Memória e Saudade

Publicado porluanafurtado on qua, 23/11/2016 - 14:30 in

O ano de 2016 trouxe duas grandes perdas aos trabalhadores e amigos da RedEscola. Andreza Fialho, da Secretaria Técnica Executiva, e Roseni Sena, diretora da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), faleceram em agosto e setembro, respectivamente.

Todo mundo usa o SUS!

Publicado porluanafurtado on sex, 20/05/2016 - 16:14 in

O Sistema Único de Saúde (SUS), que nasceu junto com a luta pela redemocratização brasileira, sofre seu mais duro golpe justo no momento em que a democracia é novamente abalada. Ao longo de quase 30 anos, o SUS tem suportado de forma sistemática problemas graves de gestão e subfinanciamento que ameaçam sua sobrevivência. Agora, o governo do presidente interino Michel Temer, que assume o posto após a instauração de um processo questionável de impeachment à presidenta Dilma Rousseff, acena para uma enorme possibilidade de total desmonte do Sistema, apesar de a saúde estar na Constituição Federal como “direito de todos e dever do Estado”.

Auditoria e Ouvidoria do SUS: Facilitadores de aprendizagem do Norte e Centro Oeste tem oficina em Brasília

Publicado poralexbicca on sex, 25/09/2015 - 14:38 in

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) realizou, entre os dias 24 e 26 de agosto, na Fiocruz-Direb em Brasília/DF, a Oficina de Facilitadores de Aprendizagem do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS das regiões Norte e Centro Oeste, que reuniu facilitadores das Unidades de Aprendizagem dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Auditoria e Ouvidoria do SUS: Facilitadores de aprendizagem do Nordeste tem oficina em Brasília

Publicado poralexbicca on seg, 03/08/2015 - 12:20 in

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) realizou, entre os dias 20 e 22 de julho, na Fiocruz-Direb em Brasília/DF, a Oficina de Facilitadores de Aprendizagem do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS da região Nordeste, que reuniu facilitadores das Unidades de Aprendizagem 1 e 2 dos Estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Auditoria e Ouvidoria do SUS: RedEscola organiza oficina com coordenadores estaduais e secretários executivos das regiões Norte e Centro-Oeste

Publicado poralexbicca on ter, 14/07/2015 - 00:22 in

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) realizou, entre os dias 7 e 8 de julho, em Brasília/DF, uma Oficina de Trabalho com coordenadores e secretários executivos das regiões Norte e Centro Oeste, envolvendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal.

Segunda oferta do Curso de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria inicia em cinco Estados

Publicado porluanafurtado on sex, 19/06/2015 - 16:07 in
Inicia na segunda-feira, dia 22 de junho, a segunda oferta do Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS. A primeira oferta ocorreu em 2014 em oito estados. Cinco escolas de saúde pública dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e vão receber cerca de 220 alunos para a capacitação que é constituída de duas unidades de aprendizagem: UA1 (Estado, Saúde e Sociedade), de 22 a 26 de junho e UA2 (Auditoria e Ouvidoria), de 03 a 07 de agosto.
 

Auditoria e Ouvidoria do SUS: Facilitadores de aprendizagem do Sul e Sudeste tem oficina em Brasília

Publicado porluanafurtado on ter, 02/06/2015 - 10:38 in

Rede de Escolas realiza oficina com facilitadores de aprendizagem do Sul e Sudeste em preparação para a implementação do curso na região.

Páginas