Recursos Educacionais

O curso faz parte do Programa Hiperdia que objetiva planejar e integrar ações no Estado de Minas Gerais, nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde. O Hiperdia visa reduzir fatores de risco e a morbimortalidade pela Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares e Doença Renal Crônica, além de suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, a prevenção e diagnóstico precoce e a atenção de qualidade para os portadores dessas patologias.

Esse livro tem adicionalmente o propósito de recuperar o espaço como uma categoria imprescindível de análise de situações de saúde, contribuindo para o entendimento do quadro sanitário atual e suas tendências, através da
construção de novas abordagens voltadas para as práticas de Vigilância em Saúde, como a identificação de áreas críticas, a focalização de grupos populacionais, a priorização das ações e dos recursos.

Instituição:

Textos do Curso - Técnico em Vigilância em Saúde - TVISAU

Instituição:

Este material aborda temas como Orientações Nutricionais para Portadores de Hipertensão e Diabetes, Nutrição e Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Práticas de Atividades Físicas para Portadores de Hipertensão e  Diabetes, Exercício Físico e Hipertensão Arterial e Exercício Físico e Diabetes. 

Para além dos mapas coropléticos (temáticos) é o que pretende o livro Introdução à Estatística Espacial para a Saúde Pública, mostrando ao leitor os primeiros passos dos pressupostos estatísticos nas abordagens espaciais. As técnicas estatísticas apresentadas ampliam as análises de modo a permitir a realização de inferências e de testes de hipóteses geradas pelos profissionais de saúde pública para responder questões sobre a distribuição de eventos no seu dia-a-dia.

Instituição:

O módulo 1 é uma introdução à Educação Profissional para a Saúde. O fim da ação educativa é desenvolver no indivíduo e no grupo a capacidade de analisar criticamente a sua realidade; de decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações; de organizar e realizar a ação, e de avaliá-la com espírito critico (Brasil/MS, 1981)

Este material é um guia geral do curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde e está dividido em 15 capítulos, que abordam desde o conteúdo do curso em si, até a ambientação do ambiente virtual de aprendizagem.

Composto por: Unidade 2 - Atividades Restauradoras Unidade 3 - Noções básicas de metodologia de ensino e aprendizagem Serão apresentadas as atividades pedagógicas a serem realizadas em sala de aula (período de concentração) e no ambiente de trabalho (período de dispersão) correspondentes a Unidade de Estudo 2 e 3 do Módulo III. Esta Unidade de Estudo está articulada a conjunto de atividades, de forma a propiciar o engajamento dos alunos no processo de aquisição de novos conhecimentos que favoreçam a reflexão sobre o seu contexto e o processo de trabalho. Este guia contém descrição detalhada das atividades a serem desenvolvidas, incluindo dinâmicas e textos de estudo para os alunos, bem como referências bibliográficas de apoio ao docente, além de atividades relacionadas a conhecimento prévio e avaliações.